O problema no sistema de transporte público de Teresina vem de longa dada. Em janeiro de 2015 a capital foi apresentada a um novo modelo. Estava nascendo o Inthegra com paradas arrojadas e 97 linhas operadas pelos consórcios: Poty, Urbanus, Theresina e empresa Transcol. Seria a solução para a problemática na capital.
Tudo lindo no papel. Na prática, promessas não cumpridas pelos empresários e a precarização total do sistema de transporte de passageiros. Os vereadores da capital acompanharam cada detalhe. Eles conhecem como ninguém números, pessoas, planilhas, custos e já ouviram de motoristas, cobradores e até de seus eleitores pedidos de ajuda para encontrar uma solução.
Tentaram? Sim, com uma CPI que teve seu trabalho finalizado em agosto do ano passado. Irregularidades foram trazidas à tona. O relatório entregue à Prefeitura de Teresina, mas também a órgãos de controle como o Ministério Público. De lá para cá Teresina viveu uma greve que durou mais de 20 dias e só terminou com um acordo no Tribunal Regional do Trabalho entre SETUT (representando empresários) e o SINTETRO (representando trabalhadores).
Os ônibus voltaram a circular. Mas, os problemas continuaram. A quebra de ônibus, deixando o passageiro a pé é uma constante e, para completar, a iminência de nova greve no sistema porque o SETUT não cumpre os acordos, segundo os trabalhadores.
E os vereadores? Bom, o Presidente da então CPI, Edilberto “Dudu” Borges (PT) e o relator, Enzo Samuel (PDT) já falam em realizar nos próximos dias uma audiência pública para “resolver” o problema. Pura balela. Nossos parlamentares municipais talvez nem lembrem se um dia pegaram ônibus na vida. Alguns, são candidatos em 2022 e outros já estão de olho na reeleição.
Falta coragem para resolver o problema de verdade, que é derrubar a atual licitação e fazer um novo certame, de preferência com empresas de fora deste sistema viciado. Mas, são os vereadores que decidem isso? Não, é claro. No entanto, quem se propõe a resolver a questão tem que ter a coragem de fazer propostas ousadas para quem pode por um fim ao sofrimento de quem precisa pegar ônibus em Teresina.
Fonte: Wesslley Sales