Os fortes indícios de fraude encontrados na prescrição de remédios ineficazes contra covid a seus segurados, coação de médicos e as supostas adulterações nos atestados de óbitos de pacientes são alguns dos problemas apontados pela CPI da Covid no Senado Federal contra a empresa Prevent Senior.
Os relatos de testemunhas e a documentação tem chamado atenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar que, em nota dirigida aos mais de 540 mil segurados da Prevent Senior, disse também estar em rigorosa apuração dos fatos, abrindo um canal de denuncias para quem se sentir prejudicado ou tenha mais informações sobre as denuncias.
Entre as medidas apontadas pela reguladora estão inspeções na sede da empresa, instaurou processos de apuração e iniciou conversa com médicos. A ANS disse ainda que “as análises das informações estão em curso e são necessárias para subsidiar as decisões sobre medidas que venham a ser tomadas”.
Confira a íntegra da nota
Mensagem da ANS aos beneficiários da Prevent Senior
Ciente do cenário de preocupação da sociedade, sobretudo dos beneficiários da operadora Prevent Senior, com as informações divulgadas pela CPI da Covid-19 e amplamente relatadas pela imprensa, a Agência Nacional de Saúde Suplementar vem a público informar que:
A ANS monitora, de forma permanente, o setor de planos privados de assistência à saúde. Esse monitoramento é feito de diversas formas, principalmente por meio da análise de dados recebidos periodicamente das operadoras e das reclamações registradas por consumidores e prestadores de serviços de saúde nos canais de atendimento da Agência;
ANS está tomando todas as providências possíveis para apuração dos indícios de infrações à legislação da saúde suplementar e está atuando para um rápido retorno à sociedade dentro de suas atribuições. Importante esclarecer que nem todas as questões levantadas estão sob a regulação que compete à ANS;
A ANS é responsável pela regulação das operadoras de planos de saúde e administradoras de benefícios e pela relação entre as operadoras e os prestadores de serviços de saúde – profissionais e estabelecimentos como hospitais, clínicas e laboratórios. A ANS não tem competência para regular a atividade de profissionais e dos estabelecimentos de saúde;
A ANS iniciou suas ações tão logo teve ciência das denúncias contra a Prevent Senior. Assim que foram divulgadas as denúncias de interferência da operadora no trabalho dos médicos e de não comunicação da operadora sobre o uso de medicamentos, a ANS instaurou processos de apuração (respectivamente em 8/09 e em 20/09) e realizou diligências in loco e telefônicas; solicitou informações à operadora; enviou ofícios a médicos e ex-medicos; e realizou reunião presencial com representantes da operadora. As análises das informações estão em curso e são necessárias para subsidiar as decisões sobre medidas que venham a ser tomadas pela ANS.
A Prevent Senior tem obrigação de manter a assistência aos seus mais de 540 mil beneficiários – com qualidade e em tempo oportuno.
A ANS está dando transparência à sua atuação, divulgando o que vem sendo realizado. E continuará agindo dessa forma até o fim das apurações.
Para esclarecimento de dúvidas ou registro de reclamações e de denúncias, a ANS disponibiliza os seguintes Canais de Atendimento:
- Disque ANS: 0800 701 9656
- Fale Conosco em www.gov.br/ans
- Central de atendimento ao deficiente auditivo: 0800 021 2105
Fonte: Wesslley Sales